Anotação de Aula

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
É preciso saber se é formada por
2 sólidos
Ventilação: dois sólidos de massas diferentes, cuja massa de um deles é tão pequena que o vento consegue transportá-lo.
Catação: massas parecidas e sólidos visualmente diferentes
Separação magnética: quando um deles interage de modo a ser atraído por um ímã
Peneiração/ tamização: separação de sólidos conforme seu tamanho. A seletividade do processo é com base na granolometria (tamanho do grão).
dissolução fracionada: apenas uma parte dos sólidos se dissilve. Um líquido polar ou apolar é colocado na mistura. Ele deve dissolver apenas um dos sólidos.
Levigação (água corrente): separação entre sólidos de densidade diferentes. Um deles é arrastado, como acontece na separação entre Au e terra.
Flotação (água parada): separação de sólidos de densidades diferentes. Ex.: minério de Fe e terra, é jogado água. o ferro flutua e a terra desce. Líquido de densidade intermediária a dois sólidos.

2 líquidos
Decantação: separação das fases da mistura com base na densidade
Sifonação: uma parte das fases é levada a outro recipiente por meio de um sifão, quando aplicado uma diferença de pressão. Recipientes devem ser colocados em alturas diferentes.
1 sólido e 1 líquido
Decantação: mais denso desce e o líquido permanece no local. A decantação pode ser aplicada à separação de sólido-gás. As partículas que estão em suspensão começam a descer e decantam (poeira entrando dentro de casa).
Filtração: separação sólido-líquido e sólido-gás. Ex.: coar café e aspirador de pó, respectivamente.
Extração: ato de retirar. Ex.: extração de caldo de cana na moenda, passagem da água quente no pó de café (extração da parte solúvel do pó e sobra a parte sólida insolúvel), extração por arraste (vapor de água passando em folhas).
Centrifugação: separação sólido-líquido (células e material intersticial). Decantação forçada

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS
Evaporação: sólido-líquido, o líquido é perdido; o interesse é o sólido que estava dissolvido
Destilação simples: sólido-líquido. Ponto de ebulição do sólido e do líquido bem diferentes.
Destilação fracionada: líquido-líquido, temperatura de ebulição próximos. Água e álcool.
Cromatografia: separação por diferença de massa entre líquidos. As fases são distinguidas conforme as cores deixadas. Ex.: separação da tinta azul (papel com um ponto azul é colocado em um recipiente com álcool, pois interage com o papel, à medida que sobe, deixa diferentes cores como rastro, que é a separação das fases da tinta.

Deixe um comentário

Falar com o suporte
Precisa de ajuda?
Olá, Está com problemas ou tem alguma dúvida sobre a plataforma? Fale com o nosso suporte pelo WhatsApp ou email: professorguilherme@escoladequimica.com.br
Estamos disponíveis de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 10h às 15h