Anotação de Aula

Propriedades gerais da matéria = não identificam a matéria, a substância: massa, volume e extensão.

Propriedades específicas da matéria (cada substância possui uma característica própria) = identificam a matéria, a substância: P.E. e P.F., calor específico, densidade, tenacidade (é a capacidade do material de resistir a impacto, a capacidade do material quebrar quando uma força é aplicada sobre ele; quanto mais resistente ao impacto é o material, mais tenaz ele é) e dureza (é a capacidade que o material possui de riscar outro material; é dada pela Escala de Mohs, que varia de 1 a 10: a substância menos dura – 1 – é o talco e a mais dura – 10 – é o diamante).

O diamante é utilizado para cortar vidro e cerâmica, por exemplo, pois ele risca esses materiais, facilitando a quebra deles.

O diamante é muito duro (dureza elevada, risca todos os materiais), mas pouco tenaz (se quebra com facilidade, pouco resistente a impacto).

O papel é mais duro que o grafite, porque, quando se está escrevendo, o grafite sofre desgaste, isso significa que ele é mais mole que o papel (que é mais duro). O papel duro risca o grafite.

Propriedades funcionais = remetem a como as substâncias reagem e se comportam; se a substância é um ácido, base, sal, óxido.

Propriedades organolépticas = relacionadas aos sentidos; cor, cheiro, sabor, textura da substância.

Deixe um comentário

Falar com o suporte
Precisa de ajuda?
Olá, Está com problemas ou tem alguma dúvida sobre a plataforma? Fale com o nosso suporte pelo WhatsApp ou email: professorguilherme@escoladequimica.com.br
Estamos disponíveis de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 10h às 15h