Anotação de Aula

Não existe relação entre densidade e solubilidade. Se duas substâncias se misturam ou não é por causa da polaridade.

Se duas substâncias não se misturam, o mais denso afunda e o menos denso boia. Se elas se misturam, é realizado o cálculo da densidade através da média aritmética simples ou ponderada.

O processo de flotação e decantação estão relacionadas à densidade: flotar = subir, boiar; decantar = descer, afundar.

Ar frio = mais denso, pois possui menor temperatura e as moléculas têm menos energia, estando mais próximas umas das outras e possuindo menor volume, porém a massa do ar continua a mesma. Menor volume = maior densidade (inversamente proporcionais).
Ar quente = menos denso, pois possui maior temperatura e as moléculas têm mais energia, estando mais afastadas umas das outras e possuindo maior volume, porém a massa do ar continua a mesma. Maior volume = menor densidade (inversamente proporcionais).

A temperatura (além da massa e volume) pode influenciar a densidade (como ocorre com o ar), pois pode causar compressão ou expansão (diminuição ou aumento do volume).

Questão 02:
Bolinha no meio = densidade igual a da substância (controle de qualidade de uma substância de densidade fixa, é necessário apenas uma bolinha).
Controle de qualidade de uma substância com densidade variável = são necessárias duas bolinhas (uma de densidade um pouco maior que a da substância e outra de densidade um pouco menor que a da substância, uma vai boar e outra vai flutuar).

Densímetro = aparelho utilizado para medir a densidade. Densidade do líquido aumenta = densímetro boia, flutua; densidade do líquido diminui = densímetro afunda.

Quando há a mistura de duas substâncias de densidades diferentes com volumes iguais, a densidade da mistura nunca poderá ser maior que a densidade da substância mais densa ou menor que a densidade da substância menos densa (é feita a média aritmética simples).

Quando há a mistura de duas substâncias de densidades diferentes com volumes distintos, há duas situações:
1. A densidade da mistura, se a substância mais densa estiver em maior volume (quantidade), será maior que a média aritmética simples das densidades das duas substâncias e menor que a densidade da substância mais densa.
2. A densidade da mistura, se a substância menos densa estiver em maior volume (quantidade), será menor que a média aritmética simples das densidades das duas substâncias e maior que a densidade da substância menos densa.

Quando se fala das propriedades específicas, é necessário saber o P.E. e o P.F. da substância para determiná-la (os dois juntos), pois há misturas eutéticas e azeotrópicas, o que torna impossível determinar a substância só com o P.E. ou o P.F.

Metal pesado é aquele que não é metabolizado, digerido pelo organismo (magnificação trófica, bioacumulação).

Alótropos = substâncias simples (formadas por um único elemento químico) que possuem estruturas diferentes. Ex.: carbono, grafite e diamante.

O fero (Fe) é o único metal que enferruja, os outros oxidam.

Propriedades gerais dos metais: brilho, maleabilidade (capacidade de formar lâminas) e ductibilidade (capacidade de se transformar em fios).

Fenômeno físico = não altera a estrutura da matéria.
Fenôneo químico = altera a esturtura da matéria. Indícios: mudança de cor, liberação de gás ou fumaça.

Dissociação = separação dos íons. Portanto, é um fenômeno físico (nada novo é formado, os íons já existiam).
Ionização = formação dos íons. Portanto, é um fenômeno químico (algo novo é formado, os íons não existiam).

Caramelização do açúcar = fenômeno químico, há mudança de cor e quebra de ligações.

Quando se coloca açúcar no refrigerante, o gás liberado é o que já estava presente no refrigerante, ele não foi produzido por uma reação química. Por isso, não é um fenômeno químico (mesma ideia com mentos com a coca-cola, a estrutura porosa do mentos favorece a formação de bolhas).

Uma chapa de ferro fica vermelha quando aquecida por causa da agitação dos elétrons (aumento da temperatura), não há reação química (nada novo é formado, não se transforma em outra coisa). Portanto, não é um fenômeno químico.

Deixe um comentário

Falar com o suporte
Precisa de ajuda?
Olá, Está com problemas ou tem alguma dúvida sobre a plataforma? Fale com o nosso suporte pelo WhatsApp ou email: professorguilherme@escoladequimica.com.br
Estamos disponíveis de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 10h às 15h