Anotação de Aula

Liquefação = gás vira líquido.
Condensação = vapor vira líquido.

O diagrama de fases relaciona sempre pressão e temperatura.

Cada substância possui o seu diagrama, o seu comportamento específico.

Fusão = sólido para líquido.
Solidificação = líquido para sólido.

Vaporização = líquido para vapor.

1 atm = 760 mmHg (nível do mar).

Ponto crítico = temperatura em que o vapor vira gás.

O vapor sofre influência da pressão na mudança de fase. Para o vapor virar líquido ou vice-versa, basta apenas alterar a pressão, não precisa mudar a temperatura. Aumenta a pressão = moléculas se aproximam, vapor vira líquido.

O gás sofre influência da pressão e da temperatura na mudança de fase. Para o gás virar líquido ou vice-versa, é necessário alterar a pressão e a temperatura. Reduz a temperatura e aumenta a pressão = grau de agitação das moléculas diminui e elas se aproximam, gás vira líquido.

Na patinação no gelo, o patins aumenta a pressão exercida sobre o gelo (P = F/A). O aumento da pressão faz com que o gelo passe para a fase líquida. Portanto, embaixo da lâmina do patins, há água no estado líquido (\”o patinador está navegando\”).

Nas profundezas do oceano, é possível encontrar oxigênio gasoso na água apesar da alta pressão, porque o gás não sofre influência da pressão, o que garante a existência de vida nesses locais.

Quanto
menor a pressão, menor a “resistência” à
mudança de estado.

No diagrama de fases, qualquer ponto das “curvas” é um ponto de coexistência de estados físicos. Ex.: P.E. = líquido + gasoso.

Ponto triplo = único ponto em que os 3 estados físicos coexistem (sólido, líquido e gasoso).

Deixe um comentário