Anotação de Aula

Temperatura de evaporação da água = temperatura ambiente.

O líquido, quando aquecido, vira vapor e, se continuar o processo de aquecimento, o vapor vira gás.

Plasma = gás ionizado.

As paredes porosas do filtro de barro absorvem a água que está contida em seu interior. Quando a água atravessa os poros do filtro, forma-se uma fina camada de água em seu exterior. Essa camada de água externa absorve calor da água que está armazenada no filtro, de forma que a camada externa evapora e a água retida no filtro fica com menor temperatura (mesma ideia do suor). Quando a água evapora, o exterior do filtro pode ficar esbranquiçado por causa do acúmulo de sal, uma vez que o barro absorve a água juntamente com os sais minerais, mas apenas a água evapora e os sais, não.

Calor = energia. Quanto maior a quantidade de calor absorvida, maior o grau de agitação das moléculas.

Temperatura = grau de agitação das moléculas. Quanto maior a agitação, maior a temperatura.

Nos gráficos de mudança de fase, quando há P.E. ou P.F. constante, isso significa que a temperatura (o grau de agitação das moléculas) permanece a mesma, porém o sistema continua recebendo calor. Esse calor está sendo utilizado apenas para desorganizar as moléculas do sistema.

No gráfico de mudança de fase, quando a temperatura fica constante, isso significa que toda a energia (calor) recebida pelo sistema está sendo utilizada para desorganizá-lo, não para alterar o grau de agitação das moléculas.

Durante todo o processo de mudança de fase (sólido pro líquido e líquido pra gasoso), a quantidade de calor é crescente. A temperatura, por sua vez, pode ou não ser constante no P.E., no P.F. ou em ambos (depende se é uma substância pura ou uma mistura).

P.E. e P.F. variáveis = mistura comum.

Gás não sofre influência da pressão, vapor sofre.

A temperatura mede a quantidade de calor de um corpo.

Deixe um comentário

Falar com o suporte
Precisa de ajuda?
Olá, Está com problemas ou tem alguma dúvida sobre a plataforma? Fale com o nosso suporte pelo WhatsApp ou email: professorguilherme@escoladequimica.com.br
Estamos disponíveis de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 10h às 15h