Anotação de Aula

Alótropos = substâncias simples diferentes formadas pelo mesmo elemento químico. Ex.: O2 (gás oxigênio) e O3 (gás ozônio).

O alótropo mais estável é aquele que está presente em maior abundância na natureza. Ex.: O2 é mais estável que O3.

C(grafite) = todos os átomos de carbono possuem hibridização sp2. Por ser sp2 (possuir dupla entre carbonos, ligação pi), é um ótimo condutor de corrente elétrica (OBS.: é formada por \”folhas\” de anéis aromáticos, por isso, só conduz corrente na horizontal, rente às folhas, em uma direção). As \”folhas\” ficam umas sobre as outras por causa das fracas interações intermoleculares (dipolo induzido), não existe ligação(elétrons) entre as folhas, apenas força de atração e, por isso, não há condução de eletricidade entre elas.

C(diamante) = todos os átomos de carbono possuem hibridização sp3. O diamante é o elemento mais duro (capacidade de riscar) conhecido e não é condutor de corrente elétrica, pois é sp3 e não possui ligação pi (apenas ligações simples entre carbonos, ligação sigma).

Tem como produzir diamante sintético a partir do grafite por meio do aumento da pressão e da temperatura, de forma a reconfigurar as moléculas.

C(grafeno) = é uma “folha” do grafite. Por causa do grafeno, hoje existem telas de televisão dobráveis, maleáveis (revolucionário no ramo de telas de aparelhos eletrônicos). É um excelente condutor de corrente elétrica e possui resistência extremamente alta. Todos os seus carbonos possuem hibridização sp2, visto que é extraído do grafite.

Quando se escreve em uma folha de papel com grafite é a folha que risca o grafite (por isso ele desgasta) e não o contrário. Ou seja, o papel é mais duro que o grafite (o grafite é mais mole que o papel).
O papel é mais maleável que o grafite. O grafite é mais rígido que o papel. Dureza é diferente de maleabilidade.

Isótopos = átomos com o mesmo número de prótons.

Deixe um comentário

Falar com o suporte
Precisa de ajuda?
Olá, Está com problemas ou tem alguma dúvida sobre a plataforma? Fale com o nosso suporte pelo WhatsApp ou email: professorguilherme@escoladequimica.com.br
Estamos disponíveis de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 10h às 15h