Tipos de ligação
As ligações podem ser formadas a partir da transferência de elétrons ou pelo compartilhamento de elétrons, devendo ser identificada a partir da diferença de eletronegatividade entre os elementos.
Ligação iônica: Ocorre a partir de elementos cuja diferença de eletronegatividade seja maior ou igual a 1,7 (na grande maioria das vezes entre metal e ametal)
Ligação covalente: Ocorre a partir de elementos cuja diferença de eletronegatividade seja menor que 1,7
OBS: as ligações não são 100% iônicas ou covalentes, elas aumentam seu caráter iônico ou covalente a medida que aumenta ou diminui a diferença de eletronegatividade.
- Não se esqueça que as ligações covalentes ainda serão classificadas em apolar (entre mesmos elementos) ou polar (entre elementos diferentes).
Para você entender melhor, vamos lá:
A eletronegatividade do sódio (Na) é 0,9 e do Cloro (Cl) é 3,0, portanto, uma ligação entre esses elementos nos dará uma diferença de eletronegatividade de 2,1 > 1,7, portanto, um elemento tem força suficiente para arrancar elétrons de um outro átomo, ligação iônica.
Um outro exemplo será a ligação entre Bromo (Br) e Oxigênio (O)
Eletronegatividade
Br = 2,8
O = 3,5
Diferença de 0,7 < 1,7, portanto ligação covalente.
Cuidado, pois AlCl3 apesar de ser um metal e um ametal a ligação é predominantemente covalente.
Então o que determina o tipo de ligação será sempre a diferença de eletronegatividade e não o fato de ser entre ametais, metais e ametal.
Gostou? Curta e deixe seu comentário.