fbpx

Ligações Químicas

 Tipos de ligação

As ligações podem ser formadas a partir da transferência de elétrons ou pelo compartilhamento de elétrons, devendo ser identificada a partir da diferença de eletronegatividade entre os elementos.

Ligação iônica: Ocorre a partir de elementos cuja diferença de eletronegatividade seja maior ou igual a 1,7 (na grande maioria das vezes entre metal e ametal)

Ligação covalente: Ocorre a partir de elementos cuja diferença de eletronegatividade seja menor que 1,7

OBS: as ligações não são 100% iônicas ou covalentes, elas aumentam seu caráter iônico ou covalente a medida que aumenta ou diminui a diferença de eletronegatividade.

  • Não se esqueça que as ligações covalentes ainda serão classificadas em apolar (entre mesmos elementos) ou polar (entre elementos diferentes).

Para você entender melhor, vamos lá:

A eletronegatividade do sódio (Na) é 0,9 e do Cloro (Cl) é 3,0, portanto, uma ligação entre esses elementos nos dará uma diferença de eletronegatividade de 2,1 > 1,7, portanto, um elemento tem força suficiente para arrancar elétrons de um outro átomo,  ligação iônica.

Um outro exemplo será a ligação entre Bromo (Br) e Oxigênio (O)

Eletronegatividade

Br = 2,8
O = 3,5

Diferença de 0,7 < 1,7, portanto ligação covalente.

Cuidado, pois AlCl3 apesar de ser um metal e um ametal a ligação é predominantemente covalente.

Então o que determina o tipo de ligação será sempre a diferença de eletronegatividade e não o fato de ser entre ametais, metais e ametal.

Gostou? Curta e deixe seu comentário.

 

Deixe um comentário

Falar com o suporte
Precisa de ajuda?
Olá, Está com problemas ou tem alguma dúvida sobre a plataforma? Fale com o nosso suporte pelo WhatsApp ou email: professorguilherme@escoladequimica.com.br
Estamos disponíveis de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 10h às 15h